Telefones: (17) 3281-4340 / 99701-5171   

Blog Notícias do mundo animal

VocÍ quer saber como cuidar do seu novo filhote? Vem que a gente te ensina.

Você ainda não sabe se quer ter um novo membro na família?

Nós fizemos um post para te ajudar nesta decisão 

                                                                            

 

Bom, agora que você já tomou sua decisão, vamos ensinar algumas coisas que são muito importantes e vão ajudar seu filhote a crescer saudável e acima de tudo, feliz.

  Alimentação

Os filhotes recém desmamados devem ser alimentados com rações específicas para eles já que estas contêm os nutrientes necessários e de forma balanceada para um desenvolvimento saudável.

Tais rações podem ser fornecidas umedecidas ou secas, em quantidades proporcionais ao peso de seu filhote e divididas em porções diárias.

Exemplo de rações: Pro Plan, Royal Canin, Golden filhotes, Pedigree Jr., Premier dentre outras.

 O que meu filhote pode comer:

O que meu filhote não pode comer:

1-Ração

2- Ossinhos artificiais

3-Biscoitos caninos

4- Petiscos caninos no geral

5- Latinhas de carne

1-Doces

2-Balas

3-Chocolates

4-Sorvetes

5-Massas

Quando se fala em agrados, os petiscos encontrados em pets - shop são a melhor opção já que estes ajudam a manter os dentes saudáveis e não fazem mal ao seu filhote.  Não dê chocolates, balas ou doces como recompensa, isso poderá prejudicar a saúde do seu amigo.

Não é necessário fornecer leite aos filhotes pois ele pode causar diarreia, além disso, não ofereça ossos de aves ou peixes já que estes podem perfurar órgãos vitais ou ocasionar engasgamento.

Por fim, mantenha água limpa próximo ao vasilhame de ração.

 Vacinação

A primeira dose da vacina deve ser quando o filhote completar 45 dias de idade, porém, apenas filhotes sadios e vermifugado podem ser vacinados. 

Evite dar banhos e passear com seu filhote até que a vacinação dele esteja completa pois ele só estará protegido quando completar todas as doses.

Apesar de existirem inúmeras vacinas a venda, apenas vacinas éticas encontradas em clínicas é que podem imunizar seu pet com eficiência, ficando o Médico Veterinário responsável pela mesma.

 Vermifugação

Os filhotes devem ser vermifugados com 15 dias de vida e depois com 30 dias, após este período, a vermifugação é mensal até os seis meses de idade.

Cálcio e vitaminas

Filhotes de grande porte como Pastor Alemão, Labrador, Golden Retriever dentre outros, podem ser suplementados com cálcio para fortalecer a ossatura e musculatura.

Raças de cães com pelagem longa como Poodle, Collie, Shih-Tzu dentre outros, podem ser suplementados com vitamina A para terem uma pelagem saudável.

Suplementos vitamínicos e minerais são uma alternativa para cães que se alimentam inadequadamente ou que apresentam atraso no desenvolvimento.

Controle de pulgas e carrapatos

O controle de tais ectoparasitas deve ser feito tanto no animal quanto no ambiente, pois pulgas e carrapatos sobem nos animais apenas para alimentarem-se voltando para o ambiente e se reproduzindo.

Para o controle no ambiente indicamos: Triatox, butox, barrage e regente.

Para o controle em filhotes indicamos: Bravecto, front line, simparic, capstar, revolution, coleiras e shampoos.

Higiene

Até o segundo mês de vida os filhotes devem ser limpos por meio de escovação, panos umedecidos em água, banho a seco, ou em casos extremos pode ser dado banhos com shampoos especiais para filhotes, tomando o cuidado de tampar os ouvidos com algodão e a secagem deve ser feita pelo auxilio de um secador.

A limpeza dos ouvidos deve ser feita periodicamente com auxilio de cotonetes.

Raças com muito pelo devem ser escovadas e depiladas na região anal, genital e canto dos olhos para evitar acúmulo de secreção e mau cheiro.

 Adestramento

Adestrar é muito importante, isso fortalecerá a relação entre tutor e pet, além disso, fará com que o dia a dia do seu pet seja muito mais feliz.

Use tapetes/fraldas higiênicas junto a produtos especiais para ensinar onde seu filhote poderá defecar e urinar.

O processo de adestramento deve começar por volta dos 6 meses, converse com um profissional para saber maiores informações.

Caso você queira adestrar por conta própria, existem diversos livros, sites e vídeos que poderão ajudar.

 Amor e carinho

Amor e carinho são ingredientes principais e ajudarão seu pet a crescer feliz e saudável. Não há contra-indicações, dê MUITO amor e carinho.

Atenção especial-

Pessoal, lembrem-se que os filhotes precisam de uma atenção especial, ou seja, qualquer sinal diferente como alterações no comportamento, perda ou ganho de peso, alterações na urina ou fezes, vômito e outros, procure seu médico veterinário.

Além disso, muito cuidado, os filhotes costumar "tatear com a boca", por isso, muito cuidado com objetos pequenos que podem ser ingeridos.

Curiosidades-

Período de abertura dos olhos 10 - 15 dias
Nascimento dos dentes de leite  3 semanas
Queda dos dentes de leite 4 meses
Castração em fêmeas Antes do 1° cio
Castração em machos 6 meses
Gestação de cadelas 58 - 63 dias
Gestação de gatas 56 - 64 dias

Bom pessoal, esperamos ter ajudado vocês a entenderem melhor seu filhote e quais as melhores formas de cuidar dele.

Caso vocês tenham alguma dúvida, entre em contato conosco através de nosso facebook.  

Um abraço a todos e uma boa sorte com seu novo e amado filhote.


Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites