Meu cachorro ou gato precisa de higiene oral?
Você já se imaginou sem escovar os dentes durantes dias, meses ou até anos? Provavelmente não, nós temos o hábito de escovar os dentes diariamente e ir ao dentista periodicamente para tentarmos sempre deixar os dentes limpos, bonitos e ter uma boca saudável.
E seu amigo, escova os dentes todos os dias, como anda a saúde oral dele? Infelizmente eles ainda não sabem escovar os dentes sozinhos (por enquanto) e esta tarefa acaba sendo função do tutor. Todavia, com a rotina corrida dos tempos atuais fica muito difícil reservar um tempo entre o mínimo disponível para efetuar uma escovação.
Algumas pesquisas relizadas comprovaram que a maioria dos tutores não escovava os dentes do seu pet, não sabiam como andava a saúde oral deles e não via nenhum problema com os dentes. Além disso, não o levavam ao médico veterinário com o intuito de inspecionar e examinar a boca e os dentes ou até mesmo realizar um procedimento de limpeza.
E você, se encaixa neste grupo? Se sim, saiba que aquelas sujeiras e o mau hálito do seu amigo não são apenas um problema estético, o lado bom desta história é que este problema pode ser resolvido.
Atualmente, 95% dos cães e 50% dos gatos com mais de um ano de idade apresentam algum grau de afecção dentária, praticamente, todos os pacientes que não são mais filhotes tem algum problema periodontal, a maioria relacionada a presença de cálculo dentário ou apenas pela formação de placas bacterianas.
O que é tártaro, placa bacteriana e cálculo dentário?
Se você observar os dentes do seu amigo agora, muito provavelmente encontrará um material amarelado ou esverdeado com diferentes intensidades de cores, com aspecto pegajoso e este estará sobre a superfície do dente ou até mesmo na gengiva, isso é uma placa bacteriana.
Quando seu cachorro ou gato come, seja ração, comida, petiscos, alimentos úmidos ou secos, restos alimentares permanecem na boca, causando um acúmulo de bacterias no local.
O cálculo dentário é quando a placa dentária se calcifica, agravando o problema.
E quais os problemas que a falta de higiene oral pode causar?
Assim como já foi dito, estes problemas não são apenas estéticos, o acúmulo de placas ou cálculos pode desencadear sérios problemas no seu amigão como por exemplo:
Dor
Perda de apetite
Mau hálito
Perda dos dentes
Fraturas na mandíbula ou maxilar
Distúrbios no organismo inteiro, comprometendo órgãos importantes como coração, fígado, rins e até mesmo articulações pois as bactérias podem migrar dos dentes e percorrer o corpo.
Em alguns casos, quando as bactérias migram dos dentes e vão até o coração pelos grandes vasos, a proliferação bacteriana pode levar a óbito.
Como prevenir?
A melhor forma de prevenção é a escovação diária, evitando a formação de placas e mantendo a higiene oral. Porém, como a maioria das pessoas não tem tempo para isso ou por diversos motivos não fazem a escovação, existem outros métodos que podem ser realizados.
A limpeza com ultrassom odontológico pode ser realizada pelo seu médico veterinário, este procedimento limpará todos os dentes, retirará todas as placas ou cálculos deixando a boca e os dentes limpos, com um odor agradável e claro, seu amigo terá um lindo sorriso e poderá posar para fotos nas redes sociais sem vergonha de mostrar os dentes.
O que devo fazer caso meu cão ou gato já esteja com tártaro ou cálculos dentários?
Leve-o ao médico veterinário para uma consulta, ele terá a capacidade de observar quais as afecções presentes, qual o grau destas e quais os procedimentos devem ser feitos, desde uma limpeza com o ultrassom odontológico até mesmo a retirada dos dentes.
Por fim, agora que você já sabe a importância da saúde oral do seu pet, observe com cautela como andam os dentes e a boca dele, e se necessário, leve-o ao médico veterinário para que ele identifique o problema e realize todos os procedimentos necessários.
E não se esqueça de tirar uma foto com ele dando um sorriso lindo e branco.